ATENÇÃO PRIMÁRIA COM ÊNFASE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

Pós-Graduação

Certificado emitido pela

Famerp

Próxima turma prevista para

Março/2022

Coordenação Geral

Prof. Dr. André Luciano Baitello

Proposta do Curso:

A experiência brasileira com o modelo de atenção voltado para a Saúde da família tem proporcionado mudanças positivas na relação entre os profissionais de saúde e à população, na estrutura dos serviços de saúde e no padrão de assistência à saúde oferecida à população pelo sistema público de saúde. Em face da progressiva expansão do processo de organização dos serviços de atenção básica no município, os profissionais das equipes da Saúde da Família necessitam de programas e conteúdos que os possibilitem suas atribuições, cada vez mais próximos das necessidades de saúde da população.
O Curso de Especialização em Atenção Primária – ênfase na Estratégia da Saúde da Família e Comunidade visa promover uma nova relação entre os profissionais de saúde e a comunidade, que se trava em termos de desenvolvimento de ações humanizadas, tecnicamente competentes, intersetorialmente articuladas e socialmente apropriadas. Configura-se, também, uma nova concepção de trabalho, uma nova forma de vínculo entre os membros de uma equipe, diferentemente do modelo biomédico tradicional, permitindo maior diversidade das ações e busca permanente do consenso. Tal relação, baseada na interdisciplinaridade e não mais na multidisciplinaridade, associada à não aceitação do refúgio no positivismo biológico, requer uma abordagem que questione as certezas profissionais e estimule a permanente comunicação horizontal entre os componentes de uma equipe. Assim, fazem-se necessária mudanças profissionais significativas nas abordagens individuais, da família e da comunidade, para que ocorra, de fato, a efetiva implantação de um no0vo modelo de atenção à saúde.
O Curso de Especialização em Atenção Primária – ênfase na Estratégia da Saúde da Família e Comunidade tem a missão de formar um especialista cuja característica básica é atuar, prioritariamente, em Atenção Primária à Saúde, a partir de uma abordagem biopsicossocial do processo saúde adoecimento, integrando ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo. Esse especialista deverá ser capaz de: priorizar a prática profissional centrada na pessoa, na relação profissional-paciente, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção, atender, com elevado grau de qualidade e resolutividade, desenvolver, planejar, executar e avaliar programas integrais de saúde, para dar respostas adequadas às necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, tendo por base metodologias apropriadas de investigação, com ênfase na utilização do método epidemiológico; estimular a participação e a autonomia dos indivíduos, das famílias e da comunidade; desenvolver novas tecnologias em atenção primária à saúde; desenvolver habilidades e a capacidade de auto aprendizagem; desenvolver a capacidade de crítica da atividade profissional, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais.

Público Alvo:

Profissionais formados na área da saúde e que exercem suas funções na atenção primária do município de São José Do Rio Preto,interessados em trabalhar na atenção primária.

Objetivos:

Formar profissionais de saúde especialista em Atenção Primária – ênfase na Estratégia da Saúde da Família e Comunidade para prestação de cuidados personalizados e continuados a indivíduos, famílias e comunidade, como sujeito de mudanças das praticas, reconhecendo a saúde como um direito de cidadania e expressão de qualidade de vida.

Qualificar o desenvolvimento de competências e habilidades de profissionais da área da saúde para a atuação em Unidades Básicas, na Estratégia de Saúde da Família.

°  Analisar  o papel do profissional da saúde em Unidade Básica e as estratégias utilizadas na Atenção Primária a Saúde , buscando a qualificação do modelo assistencial proposto do Sistema Único de Saúde.

°  Oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias aos profissionais da saúde para a atuação em equipes interdisciplinares de abordagem integral na assistência à saúde;

°  Qualificar os profissionais da saúde para a ação diagnóstica de doenças e a tomada de decisões em relação a problemas detectados em Unidade Básicas, na Estratégia da Saúde da Família.

°  Promover a qualificação da pratíca para detectar as necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, priorizando as ações relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde no âmbito do núcleo familiar.

°  Executar de sua área de atuação, planejamento ações com ênfase no enfoque de risco.

°  Promover a qualificação para a análise sócio-sanitária do território e o planejamento de cuidado integral às comunidades,

°  Institucionalizar a avaliação e monitoramento em saúde com enfoque na resolutividade dos serviços e na melhoria da qualidade da saúde;

°  Conhecer a rede de serviços de saúde e de suporte social, com vistas ao exercício de ações intersetoriais;

°  Discutir estratégias para melhoria do sistema de referência e contra referência entre os serviços de saúde nos seus diversos níveis de complexidade;

°  Contribuir para a mudança do perfil epidemiológico através de ações e intervenções sistematizadas de saúde.

Atenção!  A inscrição deve ser paga via banco (ag. bancária / internet banking / Paypal(cartão de crédito e débito) / outros) se o pagamento ocorrer na sexta-feira ou sábado é necessário apresentação do comprovante.

Porque estudar na Faepe?

A FAEPE conta com toda a infraestrutura necessária aos cursos, com profissionais extremamente qualificados, doutores em sua área de atuação. Também garante aos alunos  um diferencial competitivo no mercado de trabalho, por meio dos certificados de conclusão emitidos exclusivamente pela FAMERP.

Faça a sua história

Leitura da Proposta do Curso

Cadastre seu interesse pelo formulário

Seu cadastro ja está armazenado!

Aguarde nosso contato.

Documentos obrigatórios para efetivar a matrícula:
(Todos - cópia simples)

  • Informar endereço eletrônico (e-mail)
  • Diploma da Graduação (frente e verso) OU Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado
  • Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira: apresentar comprovante de Revalidação do Diploma (art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996)
  • Histórico Escolar Final da Graduação (constando as datas de: Conclusão de Curso; Colação de Grau e Expedição do Diploma)
  • R.G.
  • C.P.F.
  • Certidão de Nascimento OU de Casamento
  • 1 Foto 3×4 (recente)

Comprovante de endereço – são aceitos:

  • Contas de: energia elétrica, água, gás ou telefone
  • Carnês de: IPTU, ITR ou Condomínio

2846

2846
ATENÇÃO PRIMÁRIA COM ÊNFASE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

Cadastro de Interesse

Gostou do curso?
Cadastre seu interesse!

Faça sua inscrição!

Passo 1/3 - Informações de cadastro:
Passo 2/3 - Informações de contato:
Passo 3/3 - Endereço:

Inscrições encerradas