Pós-Graduação
Prof. Dr. André Luciano Baitello
Profa. Dra. Paula Canova Sodré
Com a integração das 37 cidades, a especialização em Atenção Primária – ênfase “Estratégia da Saúde da Família e Comunidade” terá suma importância na preparação de profissionais que desenvolvam um planejamento regional de saúde na tentativa de viabilizar o desenvolvimento de atenção primária e estratégia saúde da família da região e consequentemente a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Essa especialização regional também contribui para desburocratização, celeridade de processos de saúde na atenção primária, e para a articulação entre diferentes esferas de governo, para melhor utilização dos territórios, financiamento e recursos de saúde na estratégia saúde da família.
Sendo assim, São José do Rio Preto, região metropolitana que o mesmo possui centenas de serviços de saúde na atenção primária, de extrema relevância na região e estado necessita qualificar seus profissionais da atenção primária, gestores na área para atuarem nesses serviços e outros que virão, tendo como ênfase na estratégia saúde da família.
Profissionais graduados em cursos superior em saúde que exercem trabalho na rede pública ou particular/suplementar de saúde e ou tem perfil para atuar na estratégia saúde da família.
O Curso de Especialização em Atenção Primária – ênfase na Estratégia da Saúde da Família e Comunidade tem a missão de formar um especialista cuja característica básica é atuar, prioritariamente, em Atenção Primária à Saúde, pública ou suplementar, a partir de uma abordagem biopsicossocial do processo saúde adoecimento, integrando ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo. Esse especialista deverá ser capaz de: priorizar a prática profissional centrada na pessoa, na relação profissional-paciente, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção; atender, com elevado grau de qualidade e resolutividade; desenvolver, planejar, executar e avaliar programas integrais de saúde, para dar respostas adequadas às necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, tendo por base metodologias apropriadas de investigação, com ênfase na utilização do método epidemiológico; estimular a participação e a autonomia dos indivíduos, das famílias e da comunidade; desenvolver novas tecnologias em atenção primária à saúde; desenvolver habilidades e a capacidade de auto aprendizagem; desenvolver a capacidade de crítica da atividade profissional, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais.
Atenção! A inscrição deve ser paga via banco (ag. bancária / internet banking / Paypal(cartão de crédito e débito) / outros) se o pagamento ocorrer na sexta-feira ou sábado é necessário apresentação do comprovante.
A FAEPE conta com toda a infraestrutura necessária aos cursos, com profissionais extremamente qualificados, doutores em sua área de atuação. Também garante aos alunos um diferencial competitivo no mercado de trabalho, por meio dos certificados de conclusão emitidos exclusivamente pela FAMERP.
Segunda à Sexta-feira das 08h às 17h – Sábados das 08:00h às 12:00h
Telefone Fixo: (17) 3201-5888